Cristão pode ter o nome sujo? – Como me livrar das dívidas?

Uma pergunta bastante comum nos dias atuais é se o cristão pode ter o nome “sujo”? A resposta parece simples, mas as pessoas tendem a querer adaptar a palavra de Deus às suas necessidades e usar apenas aquilo que convém.

Pensando nisso é que quis trazer para vocês esta reflexão. Longe de mim, porém, condenar alguém. Sabemos que as pessoas podem ter o nome no negativo por vários motivos como, por exemplo, uma doença cujo tratamento é muito caro ou mesmo a perda de um emprego de forma repentina.

Bem, independente disso, a resposta será sempre a mesma: Cristão não pode ser inadimplente.

No popular brasileiro inadimplente é conhecido como aquele que tem o nome “sujo”.

Só de ver os sinônimos da palavra inadimplente, você verá se é correto ou não o Cristão ser inadimplente:

Antes de qualquer coisa, vamos à Bíblia ver o significado da palavra.

1° Devedor – A bíblia diz: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Romanos 13:8

2° Descumpridor – A Bíblia diz: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mateus 5:37

3° Sem Crédito – O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá. Salmos 37:21

4° Protestado – Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Tito 2:7

Coloquei alguns versículos que refletem um pouco sobre cada sinônimo.

A pessoa que deve tudo e a todos se torna uma pessoa sem crédito para com o próximo, por isso o mais correto é que se a pessoa não tem certeza de que conseguirá pagar tal dívida, é melhor que ela nem a faça.

Se você que está lendo este post está com o seu nome protestado, neste exato momento ore ao Senhor para que ele te dê sabedoria para tirar o seu nome do protesto, porque isso não é bom nem para você e nem para Deus.

Dicas para quem tem dívidas:

Trabalhe com sinceridade, sem faltar e cumpra o horário corretamente (isso é pra endividado e não endividado, é questão de testemunho)

Quando você falta algum dia de trabalho, automaticamente o seu salário será descontado, e como você está com dívida vai querer ter menos dinheiro?

Faça horas extras, mas sem exagerar.

Se você está com dívidas até o pescoço, você deve trabalhar mais para “sobrar” o dinheiro para você conseguir quitar a dívida.

Sem exagero, porque não adianta você se livrar de dívidas e receber em troca problemas na sua saúde, há pessoas que trabalham 15 horas de segunda a segunda, é só olhar para o rosto delas para você vê como são carregadas.

Cuide da sua saúde e tenha tempo para a sua família também.

Corte gastos

Para cortar gastos, eu aprendi uma técnica (com um Judeu, os mestres da economia – risos):

• Tudo o que você for comprar, pegue nota fiscal, recibo ou comprovante.
• No final do mês, você pega uma folha e escreva lá no início o seu salário, com rendimentos e etc.
• Depois você escreve as despesas que você realmente deve ter no mês, para viver bem e talvez até sobrar um dinheirinho.
• Ore antes de pegar os recibos e notas para você não ter um infarto quando vê o tanto de dinheiro que foi gasto a mais (risos)
• Você vai chegar à conclusão de que gasta mais do que planeja e isso é “normal”
• Agora pega o que você realmente gastou e subtrai aquilo que você imaginava. Tenho certeza que o resultado é uma quantia suficiente para você pagar alguma dívida ou pelo menos uma parcela.

E o detalhe é este: Você vai ter que sacrificar aquilo que você gosta, mas não é útil, nem para o seu bolso, nem para a sua saúde e nem para o seu nome.

Se você está inadimplente, ligue para o lugar ou lugares e negocie a dívida o mais rápido possível, eu tenho certeza que isso é constrangedor para você, negocie e divida em parcelas, não fique usando de má fé como muitos que esperam ser completados 5 anos e o nome é “limpo” novamente e, a pessoa vai lá e faz mais dívidas pra 5 anos.

Além disso, podemos fazer um pouco de sacrifício. Economize energia, água e telefone em casa. Dormir de luz acesa? Tomar banho quente em tempo de calor, se você mesmo até abre o chuveiro mais para a água não te cozinhar? Acender todas as lâmpadas sem necessidade?

Empréstimos e Cartões de Crédito

Você recebe um salário e tem um cartão de crédito que lhe dá 5 mil reais de limite? Quebra este cartão, isso é um laço para você se afundar, seu limite é 5 mil, mas eles vão protestar 8 mil se você não pagar.

Se você emprestou o seu nome e ele “sujou”, não empreste mais, procure uma forma de sair desta dívida, honre o nome de Deus e o seu nome nesta terra.

Pegar empréstimo para pagar dívida é o mesmo que trocar uma dívida pequena por uma maior.

Guarde esta frase:

Quem está em aperto não pode se dar o direito de viver de luxos, vai ter que sacrificar.

Outra:

É melhor dormir com fome do que acordar com dívidas.

Deus disse que o seu povo será cabeça, e que seu povo não iria tomar emprestado e sim emprestar.

Você tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe nos comentários ou no nosso instagram

6 comments

  1. As vezes temos que. Se sacrifica pois nåo e licido faze divida e melhor se apeta do doque. Fica sem dormim por nåo pode paga divida

  2. Sim não e certo mas acotece quandocompramos. Com este tempo de pademia acho todo mundo tem dificudade e. Limpa o nome

  3. eu quero aprender e entender a palavra de Deus eu entrei a pouco tempo e os irmãos estão ne cobrando falando que eu tenho que falar um vercicolo mais eu ainda não eu só sei ler um desto mais eu não sei espricar eu já pedi pra te paciência comigo pq eu não tenho a minha visão boa e tbm eu tenho 70 anos e tenho dificuldade pra lê meu Deus né ajudar por favor eu quero ser uma verva boa né ajudar o senhor conhece o meu coração ne dê muita força pra Caminha firme pra casa do senhor Jesus Cristo amém muito obrigado eu sou muito grata por tudo

  4. Bom dia padre Fábio de Melo verdade temos que ser honesto com nossos compromissos mais quando acontece um emprevisto não tem como só muita fé em Deus para que possa acertar tudo.

  5. helenagaspar2014@gmail.coml

    Nossa isso tudo que dizendo aqui sobre nome sujo é um problema muito sério ter dívida de em atrasos por vários tempos,eu tenho sofrido muito com isso pois condições de salda-las e cada tempo que passa vão ficando sem controle…Deus me ajude a achar uma solução pois me sinto num beco sem saída…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *